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      Instituição
  • Normas
    • CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA SUBMISSÃO
      Ao submeterem uma comunicação científica, os autores terão de respeitar as exigências que se seguem, tendo em atenção que o processo de submissão online só poderá ser completado uma vez cumpridas essas exigências:

      a. Os resumos podem ter sido previamente apresentados em reuniões locais de serviço ou departamento, em reuniões científicas de uma subespecialidade ou, ainda, em congressos internacionais. Não se aceitam comunicações de trabalhos previamente apresentados em congressos de âmbito nacional, nem trabalhos publicados previamente sob a forma de artigo em revistas indexadas.
      b. A submissão sucessiva de trabalhos acerca do mesmo tópico e baseada em investigação utilizando o mesmo coorte (salami slicing) é desaconselhada. Nesses casos, a investigação original deve ser sempre mencionada de forma clara e, se aplicável, referenciada, como forma de garantir total transparência. Os revisores poderão dessa forma determinar se a informação vinculada pelos trabalhos derivados de um mesmo coorte é relevante.
      c. Os estudos que envolvam animais ou humanos devem ser conduzidos de acordo com as regras europeias sobre ética em investigação humana ou animal1. Deve ser explicitamente indicada a aprovação de um comité de revisão local, comissão de ética ou afim, no caso dos estudos envolvendo animais ou humanos, sendo obrigatório anexar documento comprovativo da respetiva aprovação. Para os estudos em humanos deve ser explicitamente indicado que foi obtido consentimento informado por parte dos participantes. Nos casos em que as autoridades competentes tenham declarado poder-se prescindir dessa aprovação, haverá, na submissão eletrónica, um espaço para os autores assinalarem essa eventual não-aplicabilidade da obtenção de autorização por parte de uma comissão de ética ou afim.
      Commission E, researchers Ef, FP7 FREi, Union LPOotE, 2013 — II p.
      http://ec.europa.eu/research/participants/data/ref/fp7/89888/ethics-for-researchers_en.pdf

      d. As submissões de casos clínicos implicam a obtenção de consentimento informado.
      e. Quaisquer conflitos de interesse dos autores, nomeadamente envolvendo a indústria farmacêutica, médica ou outros interesses financeiros, deverão ser expressamente declarados, devendo ser explicado em que consistem.
      f. Os autores têm que declarar transferir para a SPA (Sociedade Portuguesa de Anestesiologia) os direitos de autor referentes à publicação da comunicação.
      g. O campo com o nome "Declaração" deve ser lido e aceite por todos os autores indicando que tomaram conhecimento da submissão e aprovam o seu conteúdo.
      h. Se for submetido um caso clínico em que o primeiro autor é de uma instituição diferente daquela em que ocorreu o caso, o primeiro autor deverá confirmar que existe um conhecimento tácito e anuência do diretor de serviço ou departamento onde o caso ocorreu.
      i. Os autores devem assumir a responsabilidade pela obtenção das autorizações devidas à eventual utilização de imagens.

      REGRAS GERAIS DE SUBMISSÃO E ACEITAÇÃO DOS RESUMOS
      1. Os resumos podem ser submetidos por profissionais de saúde ou investigadores de qualquer nacionalidade.
      2. São aceites comunicações científicas em qualquer área da anestesiologia, tratamento da dor, medicina de emergência, trauma, cuidados intensivos, epidemiologia e ciências básicas relacionadas com estas áreas ou que se enquadrem nas categorias abaixo indicadas.
      3. Poderão ser aceites casos clínicos, mas não serão aceites simples revisões de literatura científica baseadas num caso clínico, bem como outras revisões de literatura ou planos para projetos de investigação.
      4. Língua: as comunicações e os trabalhos a apresentar podem ser redigidos em Português ou Inglês.
      5. Os resumos são submetidos apenas por via eletrónica, através da página de internet da SPA. As comunicações enviadas por correio eletrónico, fax, correio postal ou entregues em mão, não serão aceites.
      6. Em espaço próprio da plataforma de submissão online dos resumos, a submissão terá de indicar o nome completo do primeiro autor, a identificação e endereço postal da sua instituição, o seu número de telemóvel, o seu endereço de correio eletrónico, o telefone de contacto na sua instituição e uma fotografia que o identifique. Na submissão do resumo é obrigatório anexar a fotografia do primeiro autor, sem o que a primeira não poderá ser concretizada.
      7. São aceites até um máximo de 6 autores por comunicação, os quais devem ter tido uma participação relevante no trabalho apresentado.
      8. Em espaço próprio da plataforma de submissão online dos resumos deve ser indicado o nome do apresentador no congresso, caso a comunicação seja aceite.
      9. O apresentador da comunicação aceite terá direito a um certificado que o identifica como “apresentador”, indicando o nome de todos os autores. Se na altura do congresso não puder, por motivos de força maior, apresentar a comunicação, terá de apresentar uma justificação por escrito mediante a qual a organização poderá aceitar que se faça substituir por um outro autor para a apresentação no congresso.
      10. O título e corpo do resumo , bem como a legenda das ilustrações, não podem conter nenhuma referência ao local onde o estudo foi desenvolvido ou onde ocorreu o caso clínico, nem a qualquer outra instituição ou região geográfica que permita identificar a origem do texto sob pena de impedir que seja feita a sua avaliação.
      11. Os autores deverão classificar a sua comunicação numa das categorias indicadas no formulário de submissão online, em que o seu trabalho melhor se enquadre. No entanto, a SPA reserva-se o direito de decidir sobre a categoria final de classificação. As categorias são as mesmas da ESA, a saber:
      a. Prática baseada na evidência e melhoria da qualidade span.italic (Evidence-based Practice and Quality Improvement)
      b. Anestesia em Ambulatório (Ambulatory Anaesthesia)
      c. Monitorização, Equipamento e Computadores (Monitoring: Equipment and Computers)
      d. Circulação (clínica e experimental) (Clinical and Experimental Circulation)
      e.Respiração (Respiration)
      f. Transfusão e Hemostase (Transfusion and Haemostasis)
      g. Neurociências (Neurosciences)
      h. Anestesia Regional (Regional Anaesthesia)
      i. Farmacologia (Pharmacology)
      j. Anestesia e Cuidados Intensivos Pediátricos (Paediatric Anaesthesia and Intensive Care)
      k. Anestesia Obstétrica (Obstetric Anaesthesia)
      l. Medicina Intensiva (Intensive Care Medicine)
      m. Reanimação e Medicina de Emergência (Resuscitation and Emergency Medicine)
      n. Manejo da Dor aguda e Crónica (Acute and Chronic Pain Management)
      o. Educação, Investigação e Apresentações (Education, Research and Presentation)
      p. Ética (Ethic)
      q. Segurança dos Doentes (Patient Safety)
      r. Cuidado perioperatório do Idoso (Perioperative Care of the Elderly)
      s. Manejo da Via Aérea (Airway Management)

      12. O corpo do resumo não deve exceder os 2500 carateres sem espaços e deve ser utilizado para a escrita do texto uma letra universal, como o Arial, para que carateres especiais não sejam perdidos aquando da transposição online.
      13. Poderão ser enviadas imagens, gráficos ou ilustrações com a comunicação, num máximo de 3. No caso das comunicações selecionadas, as fotografias ou imagens a cores poderão, no entanto, vir a ser publicadas apenas em coloração preto e branco, por decisão editorial.
      14. A verificação da ortografia é da responsabilidade dos autores, e não será feita nenhuma edição do texto. Ortografia não revista poderá ser um critério de não-aceitação da comunicação.
      15. Submissões que não respeitem as regras acima indicadas serão automaticamente rejeitadas.
      16. Até 3 dias após a submissão online, o primeiro autor receberá uma notificação por correio eletrónico da boa receção da mesma.
      17. O autor poderá alterar ou corrigir o seu resumo original até à data limite de submissão (15 de Dezembro de 2018). Nesta situação, deve fazer referência a este facto.
      18. As submissões que respeitem estas regras serão analisadas por três revisores designados pela comissão científica do congresso da SPA. Os nomes de todos os revisores serão publicados na página eletrónica da SPA.
      19. Os revisores recomendam (ou não) a aceitação do resumo ao presidente do júri, a quem cabe a decisão final. O primeiro autor tomará conhecimento da decisão através de uma mensagem de correio eletrónico, enviada para o endereço indicado na submissão, até à data limite de 15 de Fevereiro de 2019.
      20. Todos os resumos de comunicações selecionadas serão apresentados no congresso da SPA no formato de poster digital.
      a. Posters
      1.Todos os resumos que preencham os critérios definidos e aceites pela comissão de revisores, serão apresentadas sob a forma de poster digital.
      2.Os posters serão discutidos um a um por um ou mais membros da comissão de revisores numa sessão de apresentação de posters. As datas e horários das sessões de apresentação de posters serão comunicadas ao primeiro autor até uma semana antes da data de início do congresso.
      3.O primeiro autor deverá fazer uma apresentação oral diante do poster. Esta apresentação deverá ser efetuada no máximo em 8 minutos e será seguida de discussão num máximo de 4 minutos.
      4.A elaboração dos posters é da responsabilidade dos autores.
      5.As regras para a formatação do Poster Digital serão facultadas e comunicadas ao primeiro autor, na altura da comunicação de aceitação dos trabalhos (15 de Fevereiro de 2019)
      6. Sugere-se a utilização de separatas ou handouts em formato A4, a ser utilizada como ferramenta de divulgação por parte dos autores.

      SOBRE A SUBMISSÃO DE ESTUDOS CLÍNICOS OU SIMILARES
      1. As comunicações dos estudos clínicos e não clínicos devem ser redigidas do seguinte modo, sendo que cada um dos itens deve iniciar um novo parágrafo ou linha:
      a.Título
      b. Autores com nome(s) próprio(s) e apelido por extenso. Os nomes dos autores são separados por vírgulas. Exemplo: José Silva, Rita Silva, Maria José Silva
      c.Identificação das instituições a que os autores pertencem
      d.Introdução
      e.Metodologia
      f.Resultados
      g.Discussão e Conclusões (podem ser itens separados)
      h.Referências

      2. Sobre os vários itens dos estudos clínicos e não clínicos:
      a.As afirmações que não resultem dos resultados do trabalho em causa devem ser sustentadas em referências classificadas e numeradas por ordem de entrada no texto, até um máximo de 3.
      b. A introdução deve ser breve e explicar claramente o motivo pelo qual o trabalho foi realizado e quais os seus objetivos principais.
      c. A metodologia deve expor claramente os métodos e materiais utilizados no trabalho, tornando clara a forma como foi realizado. Deve ser dito qual o equipamento usado, qual o tipo de análise estatística efetuada e definido o modo como são apresentados os resultados.
      d. Os resultados são essenciais e devem apresentar com clareza os resultados mais importantes que foram obtidos.
      e. A discussão e conclusões devem ser breves. Deve fazer-se uma análise crítica dos resultados e resumir as conclusões do trabalho, sem inferir ou especular sobre hipotéticas conclusões.
      f. As referências devem ser indicadas no texto conforme acima referido. Não é necessário indicar o nome dos autores nem o título do artigo. Basta indicar o nome da revista, ano de publicação, volume e páginas. Exemplo: Eur J Anesthesiol. 2005; 22: 843-47.
      g. O resumo não deve identificar local ou instituições onde o estudo tenha ocorrido.
      h. Submissões que não respeitem estas regras serão rejeitadas.

      SOBRE A SUBMISSÃO DE CASOS CLÍNICOS
      1. Sobre os casos clínicos:
      a. Valorizam-se os casos clínicos que relatem ocorrências com elementos importantes de novidade ou originalidade. Casos relatando o manejo anestésico de um portador de alguma doença rara, que não acrescentem originalidade ou novidade não são valorizados, a menos que sejam uma série de casos.
      b. Os resumos de casos clínicos devem ser redigidos do seguinte modo, sendo que cada um dos itens deve iniciar um novo parágrafo ou linha:
      i. Título
      ii. Autores com nome(s) próprio(s) e apelido por extenso. Os nomes dos autores são separados por vírgulas. Exemplo: José Silva, Rita Silva, Maria José Silva
      iii. Identificação das instituições a que os autores pertencem
      iv. Introdução. Deve ser breve e explicar claramente o motivo pelo qual o trabalho foi apresentado e a sua relevância; devem ser fundamentadas as afirmações que sustentem a relevância do caso, com referências até um máximo de 3).
      v. Caso Clínico. Descrição sumária do caso clínico.
      vi. Discussão. Deve ser feita uma análise crítica do caso e resumir a importância do mesmo e os ensinamentos que fornece.
      vii. Referências. As referências devem ser indicadas no texto conforme acima referido. Não é necessário indicar o nome dos autores nem o título do artigo. Basta indicar o nome da revista, ano de publicação, volume e páginas. Exemplo: Eur J Anesthesiol. 2005; 22: 843-47.
      viii. O resumo não deve identificar local ou instituições onde o caso clínico tenha ocorrido.
      ix. Submissões que não respeitem estas regras serão rejeitadas.
      c. Alguns locais de consulta na web sobre este tema:
      i. Guidelines to the writing of case studies
      ii. Writing a medical case report

      DISPOSIÇÕES FINAIS
      Quaisquer dúvidas sobre aspetos deste regulamento ou em situações omissas, deverão ser colocadas por correio eletrónico.

      INFORMAÇÃO IMPORTANTE

      • Data limite para submissão: 15 de Dezembro 2018
      • Limite de caracters: 2500 sem espaços
      • Limite de autores: 6
      • Obrigatório envio da fotografia do apresentador


  • Autores (Max 6)
    • Nome
      Apresentador?
      1º Autor?
      Email
      Instituição
  • Contactos do 1º Autor
    • Telemóvel
      Telefone
      Email
      Fotografia
  • Declaração
    • Declaro, na qualidade de primeiro autor e apresentador desta comunicação:

      • que procedo a esta submissão de acordo com o regulamento publicado a partir do dia 16 de Novembro de 2017;
      • que todos os autores tomaram conhecimento da presente submissão e aprovam o seu conteúdo;
      • que todos os autores aceitam transferir para a SPA os direitos de autor referentes à sua publicação num suplemento da revista da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia;
      • que todos os autores assumem a responsabilidade pela obtenção das autorizações devidas à eventual utilização de imagens envolvendo doentes ou profissionais de saúde;
      • que se por motivo de força maior não puder estar presente no congresso para apresentar, caso aceite, esta comunicação, terei que justificar, por escrito, a minha ausência, solicitando a minha substituição como apresentador, sendo que o meu substituto não terá direito a um certificado como apresentador; haverá apenas certificados para “primeiro autor/apresentador” e para “co-autores” pelo que se for substituído na apresentação o meu substituto apenas terá direito a certificado como “co-autor”;
      • que na eventualidade de a comunicação que estou a submeter ser um “caso clínico” que tenha tido lugar numa instituição diferente daquela a que pertenço, procedo a esta submissão com autorização expressa do diretor de serviço ou departamento onde o caso ocorreu;
      • A presente comunicação não foi previamente apresentada em qualquer congresso de âmbito nacional, nem previamente publicada, sob a forma de artigo científico.
      Li e concordo com todos os pontos anteriores
  • Apresentação Prévia
    • A presente comunicação foi previamente apresentada em algum congresso/reunião internacional?
      Não
  • Consentimento Informado
    • Declaro, na qualidade de primeiro autor, que em relação á obtenção de aprovações e autorizações para a realização dos estudos relacionados com a presente comunicação:
      Resposta
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  • Conflito Interesses
    • Em relação a possíveis conflitos de interesse envolvendo a indústria farmacêutica ou médica ou eventuais interesses financeiros relacionados com esta comunicação científica:
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  • Identificação
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  • Anexos (Max 3)
  • Finalizar
  • Etapas
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